Passageiros enfrentam transtornos com fechamento do Aeroporto Santos Dumont
O Procon Carioca, da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, notificou a Infraero e as companhias aéreas Gol, Latam e Azul, nesta terça-feira (30), após receber inúmeras reclamações de passageiros sobre atrasos, cancelamentos e falta de assistência no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio.
As operações no terminal foram suspensas nesta terça após técnicos da Infraero identificarem óleo espalhado por toda a pista principal.
Até a última atualização desta reportagem, 162 voos haviam sido cancelados e 14 desviados para o Galeão.
Não há previsão oficial para retomar as atividades. Equipes de fiscalização e atendimento do Procon estiveram no terminal e relataram filas extensas, desorganização e passageiros aguardando atendimento por mais de cinco horas. As principais queixas envolvem a falta de informações claras sobre a interdição da pista, além da ausência de suporte por parte das empresas, como realocação em outros voos, fornecimento de alimentação, hospedagem e reembolso. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça Saguão do Aeroporto Santos Dumont às 16h desta terça-feira (30) Raoni Alves/g1 Rio Multas de até R$ 17 milhões O subsecretário estadual de Proteção aos Direitos do Consumidor, Claudir Rodrigues, afirmou que as empresas podem ser multadas em até R$ 17 milhões, caso sejam confirmadas falhas no atendimento aos consumidores. "A nossa maior preocupação agora não é saber se a companhia será responsabilizada ou não, se há uma infração ou não.
Nosso interesse neste momento é atender de forma individualizada cada consumidor e fazer com que o direito de ir e vir seja garantido.
Embora isso seja um direito fundamental já garantido por lei, nossa intenção é fazer com que ele seja cumprido." Em um segundo momento, segundo o representante, será analisada a necessidade de responsabilizar as companhias aéreas, já que os documentos fiscais já foram lavrados tanto pelo órgão municipal quanto pelo estadual.
Ele afirmou que há estudos preliminares indicando possíveis infrações, mas que a situação ainda será avaliada em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para verificar se o tempo de resposta das empresas diante do problema de infraestrutura foi adequado ou não. "Em se constatando eventual irregularidade no processo de responsabilização administrativa, os fornecedores, as companhias aéreas, poderão ser multadas.
É uma sanção pecuniária de até R$ 17 milhões, isso a depender do faturamento do último trimestre fiscal deles." Saiba o que exigir A Anac informou que acompanha a situação no terminal e está em prontidão para atuar, se necessário, para reduzir os impactos na malha aérea.
Segundo a agência, em casos de atrasos, cancelamentos ou interrupções de voos, as companhias aéreas são obrigadas a informar os passageiros sobre a situação a cada 30 minutos e oferecer assistência material gratuita, conforme o tempo de espera no aeroporto. Veja os direitos dos passageiros: A partir de 1 hora de espera: direito à comunicação (internet, telefone etc); A partir de 2 horas: direito à alimentação (voucher, refeição ou lanche); A partir de 4 horas: direito à hospedagem e transporte, em caso de pernoite fora do domicílio. Nos casos de atrasos superiores a 4 horas, cancelamentos ou interrupções, a empresa deve oferecer ao passageiro uma das seguintes opções, sem custo adicional: Reacomodação em outro voo (próprio ou de outra empresa); Reembolso integral; Execução do serviço por outra modalidade de transporte. A Anac destacou ainda que passageiros com necessidades especiais e seus acompanhantes têm direito à hospedagem, independentemente da necessidade de pernoite no aeroporto. A orientação é que os passageiros consultem diretamente as companhias aéreas para verificar a situação dos voos e, em caso de descumprimento dos direitos, registrem reclamação nos canais oficiais da agência. Filas no Aeroporto Santos Dumont Raoni Alves/g1 Rio LEIA TAMBÉM: Passageiros enfrentam transtornos com fechamento do Aeroporto Santos Dumont Passageiros enfrentavam longas filas no Aeroporto Santos Dumont na manhã desta terça (30) Reprodução / TV Globo 'Despreparo', 'falta de atenção': as reclamações Com 80 voos de chegada e 82 voos de partida cancelados — e alguns poucos desviados para o Aeroporto Internacional do Galeão —, o terminal ficou lotado de passageiros ao longo do dia, com muitas dúvidas sobre quando iriam viajar. Além da espera por informações, muitos relataram conexões perdidas e compromissos cancelados.
Camila de Oliveira, de 30 anos, aguardava um voo para Palmas, com conexão em Guarulhos.
Ela contou que chegou ao Aeroporto Santos Dumont por volta das 8h30 e, no momento do embarque, foi informada de que todos os voos estavam cancelados, com previsão inicial de saída às 10h.
Segundo ela, ao se dirigir ao portão de embarque, recebeu a informação de que os voos seriam, na verdade, reagendados. "Só agora, às 16h13, conseguimos atendimentos.
Foram 5 horas de fila, sem poder sair para almoçar.
A única coisa que a Latam deu pra gente foi uma água, um salgadinho e um suco.
Não proporcionou cadeira pra gente se sentar", reclamou.
"As companhias aéreas estão totalmente despreparadas para oferecer um serviço de qualidade para os usuários.
Incidentes acontecem, só que eles têm que estar preparados para tudo isso.
Você ficar cinco horas numa fila é muita coisa." Passageiros enfrentam filas no Santos Dumont Raoni Alves/g1 Rio Depois de cinco horas na fila, Camila e a mãe conseguiram remarcar o voo para Guarulhos para as 10h desta quarta-feira (1º).
De lá, ainda terão que aguardar mais 2h30 para embarcar em um novo voo com destino a Palmas, no Tocantins. "Eu esperava um tratamento melhor dos funcionários.
Uma alimentação.
Os próprios funcionários não sabem como fazer nessa situação." Ela relatou ainda que, devido aos atrasos, chegará a Palmas apenas após as 15h de quarta-feira (1º), o que a obrigou a remarcar compromissos profissionais.
A mãe dela também precisará faltar dois dias ao trabalho.
Camila informou que pretende buscar seus direitos na Justiça e entrar com uma ação por danos morais. Gustavo Almeida aguardava atendimento na fila desde as 13h.
Ele viaja com outros nove familiares, entre eles cinco crianças — uma delas com transtorno do espectro autista.
Para ele, as companhias aéreas deveriam ter mais atenção e cuidado com os passageiros em situações como essa. "Já sabíamos do problema, a gente foi avisado pela equipe, mas a gente não tem onde ficar.
Estamos aguardando para ver o que vai ser resolvido por parte da companhia." Passageiros enfrentam longas filas no Aeroporto Santos Dumont Rafael Nascimento / g1 Rio O que aconteceu no Santos Dumont Segundo a Infraero, o incidente foi na madrugada desta terça, quando um veículo de serviço que fazia uma inspeção espalhou óleo na pista.
Diante do risco de derrapagens, o aeroporto parou. Normalmente, os aviões começam a decolar do Santos Dumont às 6h, mas nenhum levantou voo.
Também não houve chegadas.
Congonhas (SP), Viracopos (SP), Confins (MG) e Brasília (DF) sentiram os impactos da paralisação. “A retomada dos voos está condicionada à completa remoção do produto, já que a pista precisa atender aos mais altos padrões de segurança”, disse, em nota. Funcionários do Santos Dumont trabalhavam na limpeza da pista por volta das 8h20 desta teça (30) Reprodução / TV Globo