Aedes aegypti, transmissor da dengue.
MS/Divulgação
O quinto Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 identificou seis municípios sergipanos com alto índice de infestação.
A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira (30).
Segundo o levantamento os municípios são: Areia Branca (4,1), Simão Dias (4,1), Capela (4,3), Nossa Senhora das Dores (4,3), Itabaiana (4,4) e Nossa Senhora da Glória (5,1). ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp Outros 48 municípios apresentaram médio risco, enquanto 21 mostraram baixo risco. O LIRAa é uma metodologia de amostragem utilizada pelas secretarias de saúde para mapear a infestação do mosquito em determinada região. O Aedes aegypti é o principal vetor de transmissão das doenças virais conhecidas como dengue, zika e chikungunya.
A infecção pelo mosquito pode provocar sintomas como dor de cabeça intensa, cansaço extremo e dores musculares, além de dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Por que a dengue é a primeira doença com impacto ampliado por causa da crise do clima? A SES ressalta que a participação da sociedade é fundamental para combater e prevenir a proliferação do mosquito, que costuma utilizar qualquer tipo de recipiente com água para depositar seus ovos É necessário que a população adote medidas como não deixar acumular água em vasos de plantas, reservatórios e pneus. Ao surgirem os primeiros sintomas, é recomendado procurar assistência na Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação médica.